segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que é Perdão?


Perdão é a capacidade de oferecer aos outros uma memória apagada e sem registro de mágoa. Perdoar é entregar a Deus o direito de lidar com as ofensas do ofensor.
Falta de perdão é ressentimento, e ressentimento é reviver as ofensas e alimentar emoções negativas.
O segredo do Perdão consiste em compreender que nossa reação ao que aconteceu é mais importante pra Deus do que a nossa própria ofensa.

Importância do Perdão

É um requisito para ser perdoado - "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós". (Mateus 6:14)  
Traz libertação, traz proteção para conflitos espirituais - "Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo". (Efésios 4:32)
Deus permite que sejamos feridos ou ofendidos para dar-nos a oportunidade de nos tornarmos sensíveis as necessidades daqueles que nos ofende.


                                                     Características do Perdão
  • É um mandamento é diferente de opção.
    "Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". (Mateus 22:36-39)
    Se amar ao próximo é um mandamento, isso se implica em perdoar o próximo, pois quem ama perdoa.
  • O Perdão é universal transcende barreiras culturais e lingüística. Em lucas podemos ver Jesus falando sobre o perdão.
  • E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". (Lucas 23:34a)
  • É incondicional - Que não há restrições, não está sujeito há condições, é um estado absoluto, total, pleno, ilimitado.
  • Tem que ser uma atitude constante.
    "Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete". (Mateus 18:21-22)
    Temos que ter em mente que todos somos devedores, devemos nos lembrar que nossos pecados foram perdoados.
    Os que receberam perdão de Deus tem o compromisso de realizar nos outros o mesmo perdão, quem não perdoa coloca-se debaixo do juízo de Deus.
  • Perdão é uma escolha e não uma emoção,é uma decisão! Tem que ser um ato de minha vontade e não de minhas emoções.
    "Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro, assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também". (Colossenses 3:13)



                                                                Obstáculos para o Perdão
  • Busca-lo em sentimentos
  • Deixar pra depois
  • Deduzir que foi algo pequeno
  • Jogar a culpa no outro
  • Achar que pedir perdão pra Deus é suficiente

                                       Passos para o Perdão

    Pedir liderança do Espírito Santo ao coração; Escolher perdoar ou pedir perdão; Pedir a graça de Deus; Disciplinar os pensamentos, para não aceitar influência de ressentimentos contra aquela pessoa; Interceder pela pessoa e abençoá-la em oração.
    "Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber, porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". (Romanos 12:20-21)


    Depois de ler isto você terá um grande desafio. O desafio de tomar uma decisão, perdoar e ser semelhante a Jesus Cristo, e ver a sua vida interior e família restaurada. Faça isso hoje mesmo.
    Perdoe as pessoas que lhe ofendeu, que lhe feriram, libere-as e seja livre também em nome de Jesus!

3 comentários:

  1. Que orguuuuioo de menina essa meu Deus, rs
    Lindo este post flor...realmente uma mensagem eficaz e que deve sempre estar incluído no nosso dia a dia neh...
    Deus te abençõe e continue com esta sabedoria, Ele te usará cada vez mais...amo você ! Bjos !

    ResponderExcluir
  2. Abri essa mensagem no momento de conflito, e o Senhor ministrou o perdão na minha vida, acalmando a tempestade, Gloria a Deus pela sua vida, sabedoria e sensibilidade.

    ResponderExcluir