quinta-feira, 31 de março de 2011

Pureza e Propósito no Namoro



Querer namorar é natural na vida dos solteiros. Durante os séculos recentes, a prática do namoro para conhecer e escolher um parceiro para o casamento se tornou comum na nossa sociedade. Podemos nos admirar ao notar que a Bíblia fala muito pouco a respeito do namoro, mas precisamos lembrar que o namoro não era a maneira comum de caminhar para o casamento na época bíblica. Os pais freqüentemente arranjaram os casamentos dos filhos, como ainda é o costume em muitas culturas. O amor romântico e as emoções da paixão não eram destacados como são hoje.
Algumas pessoas citam a falta de orientação específica nas Escrituras para justificar a aceitação dos padrões do mundo em relação ao namoro. Até jovens que se dizem cristãos, às vezes, começam a namorar sem pensar nos princípios bíblicos que devem governar o seu comportamento. Despreparados, facilmente caem nas ciladas que o Diabo armou. Alguns cometem imoralidade, enquanto outros namoram de olhos fechados e escolhem mal os seus parceiros. Em ambos os casos, as conseqüências podem ser desastrosas.
Embora a Bíblia não apresente uma lista de regras para o namoro, encontramos nas suas páginas muitos princípios que podemos e devemos seguir para ter namoros puros que caminhem para casamentos bons e felizes.




                 Fatos e princípios importantes

Trate a sua namorada como se fosse sua irmã;
 O homem cristão deve tratar "às moças, como a irmãs, com toda a pureza" (1 Timóteo 5:2). Tal atitude certamente se aplica ao namoro. A sua namorada não é um objeto feito para seu prazer, e sim uma pessoa feita à imagem de Deus. Respeite-a.

Evite o egoísmo, pois é pecado (2 Timóteo 3:2). Muitas pessoas namoram e até se casam por motivos egoístas. O amor verdadeiro "não procura os seus interesses" (1 Coríntios 13:5), e sim procura o bem-estar do amado. O amor de Jesus para a igreja não é egoísta. Ele se sacrificou por ela, e pede a mesma coisa do homem em relação à esposa (Efésios 5:25-33). Este amor puro e verdadeiro deve começar no namoro.
Estimule o amor e as boas obras (Hebreus 10:24). Os dois devem crescer no namoro, um ajudando ao outro a realizar seu potencial, especialmente no sentido espiritual. Um namoro que ocupa todo o tempo livre da pessoa, e que dificulta o seu serviço a outros, não ajuda o desenvolvimento pessoal.
Seja criterioso (Tito 2:6). Diz-se que o amor é cego, mas que o casamento abre os olhos! Deve se namorar com os olhos abertos, observando o comportamento e o caráter da outra pessoa. Ele a traiu durante o namoro? Será que se mostrará fiel no casamento? Ela mente aos outros? Será que sempre lhe dirá a verdade? Ele é explosivo e fisicamente violento agora? Acha que vai controlar esses impulsos depois de se casar? Em muitas conversas com casais que enfrentam problemas no casamento, eu pergunto se as atitudes erradas se apresentaram no namoro. Na maioria dos casos, a resposta é sim. Mas, quase sempre, acrescenta-se um fato: "Mas eu não me incomodava com aquilo, porque eu estava apaixonado e queria casar". Precisa-se namorar de olhos abertos!



Evite pecados de sensualidade: A sociedade decadente atual perverte muito o sentido do namoro. Programas de televisão fazem concursos de beijos sensuais. O "Dia dos Namorados" é conhecido por aumentos de vendas de lingerie e propaganda de motéis. Para muitos, a prática sensual de "ficar" vem antes de conhecer o nome da pessoa, e sem nenhum compromisso pessoal. Em muitas escolas, relações sexuais ilícitas são consideradas normais, e até incentivadas pelas conversas entre alunos e professores. A vontade de Deus é outra. Independente das atitudes liberais da sociedade, Deus considera errada qualquer relação sexual fora do casamento. Relações íntimas fazem parte do casamento conforme o plano de Deus, porém "Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hebreus 13:4). O servo de Deus precisa fugir da impureza, porque a imoralidade é pecado contra o próprio corpo, que é o santuário do Espírito Santo (1 Coríntios 6:18-20; veja também Gálatas 5:16,19; 1 Coríntios 7:9).
Não é só o ato sexual em si que é pecaminoso. Devemos evitar, também, as atividades e as conversas que alimentam desejos sexuais. Pessoas do mundo podem considerar passeios à praia, noites numa danceteria ou horas a fio agarrados no portão da casa atividades normais para os namorados, mas os cristãos não seguem o padrão sensual do mundo. Algumas perguntas podem ajudar a evitar a imoralidade. O seu nível de contato físico os aproxima de Deus, ou os afasta dele? A sua roupa aumenta o respeito que seu namorado tem por você, ou cria nele desejos que podem ser difíceis de controlar? Se assistirem àquele filme, serão edificados ou enfraquecidos?



Respeite o papel dos pais durante o namoro: Durante o namoro, alguns jovens quase evitam os pais e não freqüentam as casas das famílias, sempre procurando sair para outros lugares. Na Bíblia, observamos que os pais freqüentemente aconselhavam os seus filhos na escolha de seus parceiros. Em alguns casos, os filhos já eram adultos, mas ainda respeitavam a orientação dos pais (veja Gênesis 24:3-4; 28:6; 34:4-6). Os pais normalmente têm muito a oferecer, porque já passaram pelas fases do namoro, do noivado e do casamento. Têm aprendido de outros casais, também, ao longo dos anos. Seria um grave erro não aprender com a sabedoria dos pais. "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe" (Provérbios 6:20). Muitos casais sofrem hoje porque se mostraram teimosos e não respeitaram os pais no namoro.
Estejam um ao lado do outro no namoro: Entendemos que o namoro tem em vista, como propósito principal, a escolha de um bom parceiro para o casamento. Gênesis 2:20-24 mostra que Deus criou a mulher para auxiliar (do lado de) seu marido. A vida do casal deve ser dedicada ao serviço a outros (filhos, parentes, vizinhos, irmãos em Cristo, Deus, etc.). Se será assim no casamento, deve começar assim no namoro. Procurem ser uma equipe de servos, os dois trabalhando juntos para fazer o bem.
                        Casais bem-sucedidos

Durante o namoro devem se espelhar em casais bons. Observar casais conhecidos que têm relações especialmente boas ajuda bastante. Agora, considere esses casais à luz das Escrituras. Achamos instruções e exemplos de casais bem-sucedidos.
O casal em Provérbios 31 é uma equipe. Este capítulo, a partir do versículo 10, descreve as características da mulher virtuosa. Em parte por causa da dedicação dela, o marido é respeitado na sua cidade. Ela é, acima de tudo, uma serva.
Presbíteros e diáconos e suas mulheres cooperam no serviço a outros. Observamos nas listas de qualificações desses homens (Tito 1:5-9; 1 Timóteo 3:1-13) que eles se preparam para os seus papéis na igreja, em parte, por suas experiências na família. Se não tivessem esposas dedicadas trabalhando em prol da família, esses homens não teriam condições de cumprir papéis especiais na igreja do Senhor. Esta atitude de cooperação, um servindo ao lado do outro, deve começar já no namoro.




                  Olhando nas direções certas

Muitos namoros levam a casamentos fracassados por um simples motivo. Durante todo o período do namoro, os dois olham nas direções erradas. Olham para si mesmos, procurando satisfazer desejos egoístas. Olham um para o outro, esquecendo do resto do mundo e perdendo oportunidades para servir. Passam horas admirando a beleza física do outro, ou exagerando o contato físico. Embora precise ser realista sobre as suas próprias necessidades, e precise observar o comportamento e as atitudes do outro, o namoro bom mantém seu foco fora do próprio casal. Deve-se olhar para onde?
Deve-se olhar para Deus. Em todas as circunstâncias da vida, devemos olhar em primeiro lugar para Deus. Jesus disse: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento"(Mateus 22:37-38). O namoro que tira a sua atenção das coisas de Deus não ajudará o seu crescimento espiritual. Se, de fato, você ama o seu namorado, faça tudo para ajudá-lo chegar ao céu. Não se esqueça de olhar para cima!
Deve-se olhar para os seus próximos. Jesus continuou: "O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo"(Mateus 22:39). Quando um casal de namorados se isola, dedicando quase todo o seu tempo ao namoro, desobedece o mandamento de Jesus. O namoro, como a vida, deve ter como fundamento os princípios de serviço a outros. Não se esqueça de olhar para as pessoas ao seu redor!
                             Sugestões práticas

Quer um namoro que seja bom para você e para seu namorado? Quer estabelecer a base para um bom casamento que durará a vida toda? Quer, acima de tudo, agradar a Deus no seu namoro e na sua vida? Procure aplicar na prática os seguintes princípios:
  • Limitem e controlem o contato físico, evitando criar ou alimentar desejos sensuais.
  • Respeitem um ao outro como irmãos, criados pelo mesmo Pai celeste.
  • Não se isolem durante o namoro. Sejam abertos para servir a outros.
  • Dêem prioridade para as coisas espirituais. Participem juntos de estudos e períodos de louvor. Estudem a Bíblia juntos.
  • Procurem oportunidades para servir.
  • Cultivem uma relação espiritual e saudável que incentive o crescimento dos dois.
  • Orem juntos, pedindo que Deus abençoe seu namoro, e mais ainda seu futuro casamento!


"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". (I Coríntios 13:4-7) 


sexta-feira, 25 de março de 2011

Porque Devemos Meditar na Palavra de Deus?





Você quer o melhor de Deus? Se sua resposta for positiva, a primeira coisa que terá de fazer é decidir totalmente no seu interior que é isto de fato que deseja: o melhor de Deus. Esta é a decisão básica e fundamental. Você precisa querer o melhor de Deus, e terá de decidir que não aceitará nada menos que o melhor de Deus na sua vida. Deus não nos obriga a tomar esta decisão. Depende de nós fazer a escolha.

A coisa mais importante que você pode fazer se quiser o melhor de Deus é meditar na Palavra de Deus. Encha a sua mente com a Palavra de Deus.
Isto não significa apenas dez minutos por dia, lendo a Bíblia; é encher sua mente de tal forma com a Bíblia que ocupe seus pensamentos durante o dia inteiro. Assim estará sempre se alimentando daquilo que é positivo, que inspira sua fé, que edifica. Pensar certo é importante, pois o que você pensa determinará a maneira como vive.
Às vezes falo que a personalidade humana é como um iceberg: sete oitavos estão debaixo da superfície. Muito pouco do iceberg aparece acima da superfície em comparação com o que está debaixo dela. Isto também ocorre com a personalidade humana.
Aquilo que uma pessoa pensa determinará o curso da sua vida. Se você medita nas coisas certas, e vive uma vida certa, então colherá os resultados que Deus prometeu.

Eu costumo resumir isto em três frases simples. Se você quer o melhor de Deus, se quer fazer prosperar seu caminho, e ser bem-sucedido, estas são as três coisas que deve fazer: pensar na Palavra de Deus, falar da Palavra de Deus, e fazer o que nela está escrito. Coloquei pensar primeiro, porque se não pensar, nunca poderá realmente falar. Se não pensar e falar, nunca conseguirá fazer. O resultado de fazer os três é receber o melhor de Deus.

                                                          
                                      Meditação

É um processo espiritual e mental de se dirigir os textos bíblicos de tal maneira que eles se tornem uma parte ativa de uma pessoa. É tomar os pensamentos de Deus e refletir sobre eles. Também é a chave de um relacionamento intimo com Deus e deve ser desenvolvido diariamente. É o aprofundamento e conhecimento de Deus, com propósito de mudar a conduta e a vida de quem pratica. 

                                                         O que é Meditação?

Muitas pessoas acham que meditação é algo ligado a uma ginástica mental ou algo vindo de influência transcendental, ou outros ainda acham que meditação venha ser um estudo analítico da palavra, método científico, não é nada disso.

                                                            Meditação é: 

  • Digerir a palavra e alimentar-se dela
  • .É iluminação de primeira mão.
  • É ter comunhão com Deus através da palavra, purificação da mente.
  • É o Espírito Santo nos ensinando e abrindo nosso entendimento.
                                               O que é necessário para Meditar?
  • Tempo ( Efésios 5:16 )
  • Diciplina ( Provérbios 25:28 )
  • Coração limpo ( Salmo 51:1 )( Isaías 59:12 )
  • Humildade ( I Pedro 5:5 )
  • Alma e Espírito quieto ( Salmo 46:10 )
  • Liderança do Espírito Santo ( Êxodo 33:14-15 )
  • Resistência de Satanás ( I Pedro 5:8-9 )
                                                         Quando Meditar?

Todos os dias ( Josué 1:8 )
Nas vigílias da noite ( Salmo 63:.6 )( Salmo 77:6 )
Em ocasiões próprias ( Deuteronômio 6:6-9 )






                                              Como dividir o tempo de Meditação?

Orar buscando um coração limpo
Louvar ao Senhor 
Intercessão pessoal 
Meditação da palavra

                                          Resultados de uma Meditação correta

Purificação do coração ( Salmo 119:9 )
Força espiritual e poder da palavra. Confiança através da palavra de pedir algo a Deus sabendo que Ele o fará. ( Salmo 119:41 )
Entendimento ( Salmo 49:3 )
Sabedoria ( Salmo 119:24 )( Provérbios 4:4 )
Não seremos envergonhados ( II Timóteo 2:15 )
Capacidade para entender os pensamentos de Deus ou o que Ele tem traçado para nós (Salmo 119:88-90)
Estabilidade Espiritual ( Salmo 119:50 )
Daremos frutos no tempo certo
Uma vida bem sucedida e próspera ( Salmo 1:1-3 )

Isto é o que acontece na nossa vida quando a Palavra de Deus entra e a recebemos e começamos a meditar nela. 
Quero sugerir-lhe que considere a substituição dos caminhos e dos pensamentos de Deus no lugar dos seus caminhos e pensamentos, como sendo a chave para o sucesso. Você deve cultivar a prática de meditar na Palavra de Deus de dia e de noite. Meditar na Palavra de Deus é aprender a pensar os pensamentos de Deus através de receber sua Palavra no nosso coração e mente.

A meditação na Palavra permite que a Palavra entre em nosso íntimo. O maior patrimônio que temos é o que Deus nos diz, porque tudo passa, mas a palavra de Deus sempre permanecerá. A Palavra d’Ele é nosso bem mais precioso, nada é mais importante do que nos colocarmos aos pés do Senhor, recebendo d’Ele o alimento genuíno, bebendo daquilo que é mais elevado. Receba em Nome de Jesus agora, no final dessa leitura “fome” e “sede” da Palavra de Deus...

 


terça-feira, 22 de março de 2011

Mulheres vivendo uma geração profética








Muitas mulheres deixaram de ser religiosas e passaram a servir a Deus com seus talentos e dons. Por serem mais sensíveis à voz do Espírito e disponíveis na causa do Senhor, elas estão sendo destacadas por conquistarem novos territórios, alargarem suas tendas e ampliarem os seus espaços (Is. 54:1-3). À medida que as mulheres crescem espiritualmente, o Senhor as usará mais ainda.


Nós mulheres vamos apresentar as nossas razões diante de Deus. (Is. 43:26). Deus vai assumir nossa causa, pleitear por nós e nos dar a vitória. Ele é fiel para cumprir a Sua promessa e o Seu propósito em nossas vidas; porque Ele não é um homem para que minta. A palavra diz e autentica que as bênçãos do Senhor virão e apegar-se-ão a nós, sem nenhum acréscimo de dor. (Pv. 10:22 / Hb. 10:23).

É maravilhoso saber como Deus escolhe as coisas ainda que sejam simples para confundir os sábios. Muitas obras do Senhor foram feitas por mulheres de Deus a fim de cumprir o propósito do seu Reino.

Vivemos dias altamente tenebrosos pela pressão e opressão do próprio século, guiados por Lúcifer e suas organizações demoníacas, onde o pecado está cada vez mais levando vidas para o abismo; Deus com a sua infinita graça, poder, misericórdia, e grande glória tem separado para si um exército que não se atrapalha na sua função sacerdotal. Ele tem levantado um batalhão de sacerdotisas do Senhor para militarem por sua causa; verdadeiros soldados do Reino, com vidas irrepreensíveis, para saquearem o inferno, tirando dali almas perdidas e transportando para o Reino do Filho do seu Amor a fim de engrossar às fileiras dos céus (Cl. 1:13).

Mulheres talentosas cheias do Espírito Santo, com mentes renovadas, exalando o bom perfume de Cristo. Estas mulheres precisam ser reconhecidas não pelo que elas fazem ou deixam de fazer, mas pelo que elas representam e conquistaram no Reino do Espírito-mulheres valorosas, cheias de garras que reconhecem e que já receberam o cetro da autoridade para governar no meio dos inimigos (SL 110:2).Essas mulheres são consideradas FILHAS DE SARA, por serem submissas, crentes em Cristo Jesus e cônscias dos seus afazeres, cumprindo o propósito pelo qual foram chamadas, fielmente levando a preciosa semente, e por certo voltará trazendo com sigo os seus molhos. (Sl 126)
Mulheres! Avancemos enquanto é dia e ainda sendo fortes, venceremos o Maligno.

Na visão celular no modelo dos 12, recebemos um impulso para galgarmos territórios maiores ainda.Foi extremamente difícil esta conquista de novos territórios;porque as mulheres viviam debaixo de estereotipo, onde até mesmo em alguns lares os maridos não valorizavam os ministérios e a unção sacerdotal que repensavam sobre elas.A visão nos ajudou a ampliar este entendimento e nos trouxe níveis de resgates:

1) Libertação da Alma

Nos proporcionou uma mente nova, totalmente destraumatizada, onde havia influências e ingerências demoníacas que amarravam o avanço do tão importante papel da mulher na sociedade eclesial.Essa libertação foi um resgate que nos ajudou a ser líderes de multidões, no discipulado consciente e aprofundado, sem nenhuma dívida de relacionamento,pois não há mais nenhum tipo de prisão na nossa alma. (Jo 8:36 / Naum 1:7-9 / Is.61:1-3 / Lc 4:18-19).

2) A cura dos Traumas Emocionais

As mulheres por serem mais sensíveis, desde mais tenra infância tem recebido ataques do inimigo para serem usadas como figuras de sensualidade ficando escravizadas suas mentes e sentimentos,por amarras que são difíceis de serem rompidas.Pelo poder da Cruz do Calvário não existe enfermidade que não tenha remédio, Jesus,é o remédio para toda a humanidade.Ainda que algumas mulheres tenham sido marcadas na tenra infância até a fase adulta, há uma cura específica para cada faixa etária,que quando se manifesta este milagre, romperão numa desenvoltura e mostrarão uma capacidade na sua liderança e viverão realizadas como pessoa, mulher, mãe e esposa;respondendo no nível sacerdotal ministrando cura e libertação aos oprimidos e cativos do Diabo, trazendo as revelações mais profundas do Ministério das Filhas de Sara. (At 10:38; Pe 3:9).

3) Restituídas no Crédito Profético Jl 2:28

No século onde tantas vozes são confusas, autoritarismo, prepotência, orgulho, vaidade, tanta manifestação das obras da carne; Deus tem erguido uma geração de mulheres santas, que não se vendem, não se dobram, e não se misturam com as iguarias de Baal, com uma unção e caráter inegociável (I Jo 2:20,27). O senhor restaurou a voz profética nos fazendo como verdadeiros Shofas para emudecer os ecos tenebrosos soprados pelos comprometidos inimigos (Is 58:1 e 58:8-12).

Você mulher foi chamada nesta geração para esta geração. Faça valer os requisitos da visão, pois a promessa que Deus fez a Abraão só se cumpriu quando Deus convenceu a Sara do seu papel de esposa para cumprir o propósito da conquista de um povo. Pois Abraão tinha a promessa, mas Sara tinha o útero, e nada é gerado fora do útero.

A promessa de Deus não tem isolamento familiar. Tome posse de seu papel e da sua função, conquistando essa geração debaixo de unção profética.

'Mulher Virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis'. (Provérbios 31:10)

sábado, 19 de março de 2011

Cristãos são mortos em tribunal sob falsa acusação de blasfêmia

Atiradores mataram dois cristãos paquistaneses, Rashid Emmanuel, 36 anos, e seu irmão mais novo Sajid Emmanuel, 30 anos, os quais haviam sido acusados de blasfêmia contra o Islã, enquanto eles saíam do tribunal no dia 19/07/2010, na cidade de Faislabad.

O ataque aconteceu durante o retorno dos dois à prisão. Os irmãos foram acorrentados juntos após o seu julgamento no tribunal.

Rashid e Sajid Emmanuel administravam o “United Ministries Pakistan” nos últimos dois anos em Daudnagar, próximo à colônia cristã Warispura, da cidade de Faisalabad. A dupla foi acusada por Khurram Shahzad, um homem muçulmano, de colar pôsteres supostamente blasfemos em uma parada de caminhões em Faisalabad.

Segundo Walter Naveed
, dos Direitos Humanos Paquistaneses, os dois cristãos “blasfemadores” foram mortos a tiros nas dependências do tribunal. Ele revelou que um dos irmãos morreu no local e o outro foi baleado fatalmente e morreu no hospital.

Naveed disse que um oficial de polícia, que escoltava os dois irmãos, também foi baleado.

A agência Assist News Service (ANS) descobriu que os corpos foram levados para o Hospital Allied em Faisalabad para uma autópsia.

A ANS tem recebido relatórios de ativistas de direitos dos cristãos em Faisalabad que os muçulmanos tem exigido a morte de cristãos.

O assassinato desses dois irmãos aumentou a tensão dos cristãos que residem em Faisalabad.

Naveed disse que milhares de cristãos se reuniram em frente a casa das vítimas.

A ANS teme que o pavoroso assassinato desses dois irmãos poderá incitar os protestos furiosos dos cristãos de Faisalabad.

“Eles (os cristãos) estão escandalizados com as mortes. A situação aqui está muito tensa e altamente volátil,” Naveed informou à ANS.

Os cristãos realizaram demonstrações de protesto na cidade paquistanesa de Sialkot em setembro de 2009 quando Robert, cujo apelido é Fanish, um jovem cristão, foi morto supostamente enquanto estava sob custódia policial.

A morte dos cristãos nas dependências do tribunal em Faisalabad na segunda-feira recorda o assassinato de Manzoor Masih, um cristão acusado de blasfêmia, o qual foi baleado no tribunal da cidade paquistanesa de Gujranwala em 5 de abril de 1994.

Sohail Johnson do “Sharing Life Ministry Pakistan” criticou a falta de segurança para os dois irmãos cristãos que foram mortos a tiros na segunda-feira.

As minorias religiosas do Paquistão, inclusive os cristãos, tem pedido a anulação das controversas leis sobre blasfêmias do Paquistão.

O parlamento europeu aprovou uma resolução sobre liberdade religiosa no Paquistão em 29 de maio de 2010. A resolução exigia uma “profunda revisão" das leis sobre blasfêmia.
 Não dá pra acreditar que essas coisas continuam acontecendo nos tempos de hoje??
Pois pode acreditar é a mais pura realidade, e o fim está próximo, vai ficar cada vez pior, logo vamos ser proibidos de falar o nome de Jesus em público, igrejas serão fechadas, as bíblias vão ser recolhidas.

Se você pensa que eu estou brincando, sinto muito em lhe dizer é a mais pura realidade, não entendo como as pessoas não acordaram ainda, mesmo vendo os desastres naturais, o desespero dos japoneses com o terremoto e o tsunami, vocês ainda perdem seu tempo vivendo seu mundo de ilusões e fantasias, olhando pro seu próprio umbigo, enquanto o mundo a sua volta está se acabando.

Acorda gente, não temos muito tempo...'Desperta tu que dormes!...'



'Não Tenhas medo do que estás preste a sofrer...Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.' (Apocalipse 2:10)



quinta-feira, 17 de março de 2011

O poder da oração em nossas vidas




A palavra de Deus nos mostra, em diferentes passagens, o poder da oração. Além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do cristão na guerra espiritual. Em II Crônicas vemos um exemplo de resposta de oração. Salomão havia, no capítulo 6, pedido ao Senhor que viesse ao templo que ele construíra, trazendo sua glória.

A resposta a essa oração está no capítulo 7. O verso um diz: "Tendo Salomão acabado de orar... a glória do Senhor encheu a casa". O resultado disso foi que todos adoraram a Deus, como vemos no verso três. A manifestação da glória de Deus gera adoração e louvor. Salomão sabia que não havia espaço físico que pudesse conter a glória de Deus. Hoje essa glória se manifesta em nossas vidas, devemos gerar adoração e louvor.

Deus deseja que a nossa vida seja um lugar de adoração, um lugar onde Sua glória se manifeste. A glória do Senhor se manifesta apenas onde há oração. Sua vida tem sido uma vida de oração? A oração é uma arma espiritual. Mesmo quando pecamos, quando estamos debaixo de maldição, por pior que a situação possa parecer, sempre podemos orar. As situações podem ser revertidas por meio da oração.

Tiago nos diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Nossa oração move o coração de Deus. O Senhor fala que se orarmos e nos convertermos de nossos maus caminhos ele ouvirá as nossas preces.
Um grande homem de oração na Bíblia foi Daniel. Ele orava três vezes ao dia, e por causa de sua oração chegou a ser jogado na cova dos leões. Em Daniel 9:3 encontramos uma fórmula de como orar corretamente.

Daniel fala que orou ao Senhor e jejuou, e o mais importante, pediu perdão e se arrependeu. A primeira coisa que ele faz ao buscar a Deus é confessar os pecados seus e do povo. Devemos fazer o mesmo ao entrarmos diante do Pai.
Pecados não confessados podem ser uma barreira a bloquear nossas orações diante de Deus. Filipenses 4:6 diz que não devemos andar ansiosos, mas nossas necessidades devem ser colocadas diante de Deus em oração.

O Diabo é acusador. Muitas vezes Deus não pode liberar as bênçãos pois Satanás está diante dele nos acusando. Nós falhamos, mas temos o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado. Entre na presença do Senhor tomando posse da sua misericórdia que se renova a cada dia. Entre na presença do Senhor com a consciência de que você leva o nome Dele. Somos cristãos, imitadores de Cristo.

Daniel era um homem que sabia tocar o coração de Deus. No versículo 19 ele pede ao Pai que ouça e perdoe. Precisamos pedir e liberar perdão. E nos versos 20 e 21 ele fala sobre o que ocorre quando oramos a Deus. Um anjo foi enviado pelo Senhor para tocar Daniel antes mesmo que ele terminasse de orar. Deus quer atender a sua oração. Em Mateus 7:7 ele diz: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á".

Deus quer nos dar muita coisa. Uma criança quando quer algo insiste, continua pedindo. Devemos ser como uma criança. Será que temos insistido em oração diante de Deus? Você tem incomodado o Senhor pedindo para ser uma bênção?

Quando um filho não tem barreiras com o pai ele pede, sabendo que, na medida do possível, o pai vai lhe atender. Deus quer que você seja uma bênção, e a forma de conseguir isso é pedindo, orando. Quando a igreja ora junto as portas do inferno não prevalecem. Em Atos 12 encontramos um exemplo da força da oração da igreja. No versículo 5 lemos que a igreja orava por Pedro que estava preso por Herodes.

O resultado? Deus enviou um anjo que libertou a Pedro de forma milagrosa. Deus prometeu que ouviria nossa oração. Nós somos o templo do Senhor, Ele vai ouvir a nossa oração. Ele enviará seu anjo para nos guardar e ajudar.

Use essa arma poderosa que Deus colocou em nossas mãos. Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus.

segunda-feira, 14 de março de 2011

E o que mais podemos fazer???

"Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração". (Isaías 61:4)

Já nos foi feito tudo, já nos foi dado tudo para que possamos agora glorificar ao Senhor aqui na terra. Para edificarmos os lugares antigamente assolados de geração em geração.

Você consegue ver um exercício religioso para sobrevivência, dia após dia as pessoas pensando como tornar divertido e agradável se manterem inativos e protegidos e escondidos de tudo. E se escondendo se impõem a desobediência de não evangelizar, não testemunhar, não servir às nações. Enfim, não edificando os lugares assolados, nem glorificando ao Senhor com suas vidas.

Com tanta distorção só nos resta copiar o mundo sem esperanças, escravos dos enganos, coniventes com o pecado, egoístas nos destruindo sozinhos.
Às vezes penso que satanás pode tirar férias de alguns de nós, pois nosso amor ao pecado, desobediência e incredulidade já nos destroem suficientemente sem que o inimigo precise fazer nada. Deus preparou tudo para nós. Incluiu-nos em Seu relacionamento, nos ensina e orienta em tudo.

Temos a Sua Palavra bendita, e em nosso país, em especial, temos toda a liberdade de estudá-la, meditá-la. O Senhor Jesus por amor e obediência nos deixou o exemplo por excelência de como devemos viver para que essa vida seja abundante. Morreu e ressuscitou para nos dar vida eterna.

Deus em Sua infinita graça nos concede um consolador, o Espírito Santo que habita em nós e que nos atrai a Cristo, nos diz que Deus é Pai, nos orienta, traduz a Deus nossa oração, nos dá discernimento, nos ensina a Palavra, nos consola, nos convence de pecado, nos capacita para o trabalho no Reino etc.
Podemos a qualquer hora e lugar conversar com Deus e sermos ouvidos por Ele. Deus fala conosco, compartilha conosco Sua vontade.

Podemos ser alvos do Seu amor e transmitir este amor aos outros. Que tal daqui para frente resistirmos à tentação, toda vez que ouvirmos a Deus, possamos pedir que nos ajude, para que Ele faça com que as mudanças necessárias aconteçam por milagre e desassociadas de nossa postura de amar mais a Deus do que o pecado e renunciando, assim, agir, sair do comodismo espiritual e obedecer.

Quando formos tentados a exigir de Deus ações em substituição a nossa resposta pronta e determinada, resistamos o nosso egoísmo e concupiscência e declaremos o quanto amamos a Deus obedecendo mesmo que não queiramos, mesmo que venha doer, mesmo que signifique a morte do nosso eu.
Chega de esperar vir dos céus o que já habita em nós. Deixemos sim o poder de Deus de dentro de nós fluir. Morramos para nós e assim seremos canal de bênção aos outros,às Nações.

Que tal viver para Servir???

Que tal entendermos que já temos o que chega para nós e para o próximo???

O que você acha de cair na real e sair da inatividade sabendo que você é filho de Deus e, portanto pela autoridade de Cristo e poder do Espírito já concedida a nós, vivermos tudo que isto representa e glorificar o Senhor com um bom testemunho e atitudes para revolucionar nossa geração e todas que ainda virão???

Pois bem, não nos falta nada para desfrutarmos dessa abundante vida. Então, creia, desfrute, obedeça, transmita esta vida já.
Você é livre e não precisa fingir e nem improvisar. Nem o engano e muito menos suas emoções devem dirigir sua vida.
E você só precisa crer e obedecer e o mais Ele já faz. Ele só fará àquele que crer. Então creia e viva a vida abundante de Cristo.

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". ( João 10:10 )

sábado, 12 de março de 2011

Porque orar pelas nações?

Porque a intercessão é uma das formas mais elevadas de oração porque trata com uma das coisas mais preciosas que existem: as almas dos homens e mulheres.
Atualmente, a igreja cristã está enfrentando um desafio espiritual - o desafio do Islamismo, Budismo e Hinduísmo, que tem se espalhado em cada continente da terra. George Otis Jr. escreveu: "Enquanto o igreja avança para o ano 2000... multidões ainda esperam no vale da decisão; a questão é quem vai alcançá-los primeiro. Nunca antes a igreja teve que enfrentar tal diversidade de rivais comprometidos com os princípios do ativismo". (O Último dos Gigantes).

Enquanto Deus escolhe seus vasos, e Seu sacerdócio real, não podemos ignorar nossa responsabilidade para com esta geração de pessoas, desde a África até a Ásia, da Europa até o Oriente Médio. Devemos entrar na batalha. É surpreendente a evidência de como a oração é efetiva e faz uma diferença no destino de pessoas e nações.

 Certamente Deus está disposto a responder orações. Resta aos homens e mulheres que se agarrem as vastas promessas que Sua palavra contém sobre a oração. E.M. Bounds declara que "oração é a linguagem de um homem carregado com um sentido de necessidade... Não orar não é apenas declarar que nada é necessário, mas admitir a não realização dessa necessidade".

 Por razões além do nosso entendimento, parece que Deus se fez dependente de nossas orações. Isso é particularmente verdade em como Deus depende da oração intercessória para preparar os não salvos para a salvação. Andrew Murray disse: "O intenso desejo de Deus de abençoar parece que de alguma maneira está limitado a Sua dependência em intercessão como a mais elevada expressão da disposição de Seu povo em receber e submeter-se totalmente ao exercício de Seu poder. "Além disso, R.A. Torrey escreveu: "... tem havido reavivamento sem muita pregação, mas nunca houve avivamento sem oração poderosa".

 Necessitamos agora que Deus mova as nações da JANELA 10/40. Felizmente, é para esses momentos que Ele prometeu através do profeta Joel "derramar Seu Espírito sobre toda carne". Joel 2:28

 Quando participamos em orar pelos países da Janela 10/40 podemos estar seguros de que Jesus estenderá Seu Reino através de nossa intercessão. Enquanto chegamos a Sua presença com corações limpos e cheios de fé sabemos que Ele prometeu: "Pede-me e te darei as nações por herança e os fins da terra por tua possessão". Sl.2:8.

VOCÊ CONHECE AS 62 NAÇÕES DA JANELA 10/40?
Conheça um pouco sobre as nações da Janela 10/40. Incentivamos você a participar de maneira mais direta no alcance destas nações...através da intercessão, ou até mesmo indo. A nossa oração é que ao ler essas informações, Deus esteja falando ao seu coração e te chamando para um compromisso verdadeiro e profundo para orar pelos povos menos evangelizados do mundo.

AS 62 NAÇÕES:
- ÍNDIA Evangélicos 1% - MAURITÂNIA Evangelicos 0 % - SUDÃO Evangélicos 3% - AFEGANISTÃO Evangélicos 0,02% - JAPÃO Evangélicos 3% - GUINÉ-BISSAU Evangélicos 1,2% - KUWEIT Evangélicos 0,5 % - BANGLADESH Evangélicos 0,2 % - BUTÃO Evangélicos 0,03 % - ARÁBIA SAUDITA Evangélicos 0,007% - GUINÉ Evangélicos 0,75 % - TAILÂNDIA Evangélicos 0,3 % - NIGER Evangélicos 0,1 % - KIRGHIZISTÃO Evangélicos 0,003 % - IRÃ Evangélicos 0,05 % - BUKINA-FASO Evangélicos 3 % - MALI Evangélicos 0,9 % - AZERBAIDJÃO Evangélicos 0,003 % - BENIM Evangélicos 2 % - INDONÉSIA Evangélicos 6 % - LAOS Evangélicos 1,9 % - SAARA OCIDENTAL Evangélicos 0% - EGITO Evangélicos 0,8 % - UZBKISTÃO Evangélicos 0,001 % - NEPAL Evangélicos 0,5 % - EMIRADOS ARABES Evangélicos 0,7 % - ALBÂNIA Evangélicos 5 % - MARROCOS Evangélicos 0,01 % - IRAQUE Evangélicos 0,5 % - SRI LANCA Evangélicos 0,9 % - ISRAEL Evangélicos 0,35 % - TADJIKISTÃO Evangélicos 0,001 % - CHINA Evangélicos 4 % - DJIBUTI Evangélicos 0,03 % - LEMEN Evangélicos 0,01 % - VIETNÃ Evangélicos 0,6 % - FORMOSA Evangélicos 3 % - BAHREIN Evangélicos 1,5 % - BRUNEI Evangélicos 0,06 % - LÍBANO Evangélicos 4,3 % - CATAR Evangélicos 0,007 % - TURKOMENISTÃO Evangélicos 0,001 % - ETIOPIA Evangélicos 10 % - BISMÂNIA Evangélicos 4% - TIBET Evangélicos 0,02 % - ARGÉLIA Evangélicos 0,01 % -LÏBIA Evangélicos 0,1 % - MALÁSIA Evangélicos 2 % - OMÃN Evangélicos 0,1 % - CAZAQUISTÃO Evangélicos 0,004 % - TUNÍSIA Evangélicos 0,001 % - CAMBOJA Evangélicos 0,05 % - TURQUIA Evangélicos 0,03 % - COREIA DO NORTE Evangélicos 0,5 % - SOMÁLIA Evangélicos 0,01 % - PAQUISTÃO Evangélicos 0,5 % - NIGÉRIA Evangélicos 17 % - MALDIVAS Evangélicos 0,1 % - JORDÂNIA Evangélicos 0,4 % - SENEGAL Evangélicos 0,1 % - SIRIA Evangélicos 0,1 % - MONGÓLIA Evangélicos 0,1 %.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Cristãos na China - A Igreja do Primeiro Século

A Igreja Cristã vem sendo perseguida há mais de 2000 anos,desde os primeiros crentes no Pentecostes,até os últimos convertidos no Iraque ou em Pequim.Satanás tenta impedir a divulgação do evangelho em sua fortaleza...
Quando satanás perdeu a batalha no calvário só lhe restou travar luta com o povo por quem Cristo morreu,se pudesse cegá-los,suborná-los,molestá-los,confundi-los ou intimida-los para não aceitarem a salvação,seria uma pequena vitória.Suas táticas não mudaram muito no decorrer dos séculos,mas o fim dos tempos se aproxima e ele sabe que tem pouco tempo.
Veremos perseguições intensas nos meses e anos futuros...A china é um dos lugares onde a perseguição é mais intensa.Por trás das cortinas de bambu há mais de um milhão de almas,a maioria nunca ouviu as boas novas de Jesus.

A Igreja na China sofre intensa perseguição,mas está crescendo,como a igreja do primeiro século;"Persegui os cristãos até a morte,prendendo e colocando em cárceres homens e mulheres."Essas palavras são de um dos mais famosos perseguidores da fé:Saulo (Paulo).
A China é uma terra que Paulo colocaria no alto de sua lista para uma viagem missionária.Com um milhão de almas em uma das mais antigas civilizações,essa é uma terra que precisa ser libertada da fortaleza de satanás.

Apesar da perseguição e das dificuldades milhares de jovens estão atendendo ao chamado de Deus,sabem que está é uma hora crítica e conhecem a fome no coração do seu povo.
O Pastor Samuel Lamb que já foi preso 2 vezes por pregar o evangelho,disse que depois que ele foi solto só tem aumentado o numero de seguidores de Jesus Cristo,disse também que quanto mais forte a perseguição,mais a igreja cresce,há muitos jovens 80% são Jovens.

Um jornalista da agência de notícias "Nova China" resumiu a atitude do governo nos últimos anos."A igreja desempenhou importante papel na queda do URSS.Se a china não quiser que tal cena se repita,deve sufocar o bebê do cristianismo enquanto ainda está na manjedoura."
O crescimento da igreja ameaça o governo e os lideres das religiões orientais falsas.As autoridades comunistas não querem que a china também caia.

Está na hora de nós cristãos orarmos e agirmos devemos ajudar os Paulos dos dias modernos para proclamarem a palavra de Deus e fortalecerem as igrejas domésticas jovens.A necessidade desse povo é grande assim como a perseguição que irão enfrentar..."em trabalhos,muito mais;em açoites,mais do que eles;em prisões,muito mais;em perigo de morte,muitas vezes.Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um;três vezes fui açoitado com varas,uma vez fui apedrejado,três vezes sofri naufrágio,uma noite e um dia passei no abismo;em viagens,muitas vezes;em perigos de rios,em perigos de salteadores,em perigos da minha nação,em perigos dos gentios,em perigos na cidade,em perigos no deserto,em perigos no mar,em perigos entre os falsos irmãos;em trabalhos e fadiga,em vigílias,muitas vezes,em fome e sede,em jejum,muitas vezes em frio e nudez.Além das coisas exteriores,me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.Quem enfraquece,que eu também não enfraqueça?Quem se escandaliza,que eu não me inflame?" (II Coríntios 11:23-29)

As palavras ardentes de Paulo me comovem cada vez mais que as leio,suas palavras são para mim e para você,temos que alcançar os perdidos.
Na china Deus está levantando muitos Paulos para saírem em meio à forte perseguição e ao perigo,a fim de espalhar as boas novas e construir igrejas que cresçam.

Deus não te chamou pra ficar de braços cruzados,Deus não te chamou pra você apenas ver o sofrimento do seu povo.O talento que o Senhor te deu você não está usando devida mente,vidas estão sendo ceifadas pelo inimigo,enquanto você simplismente nada faz...

Será que podemos orar pela vida daqueles que não são livres para seguir a Jesus?,ou vamos implorar para que eles orem por nossa medíocre vida cristã?
Ore... contribuem com ofertas destinadas a missionários que estão no campo,faça aqui que o Senhor toca no seu coração,só não fiquei de braços cruzados...

"No demais,irmãos meus,fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda armadura de Deus,para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;porque não temos que lutar contra carne e sangue,mas,sim,contra os principados,contra as potestades,contra os príncipes das trevas deste século,contra as hostes espirituais da maldade,nos lugares celestiais." (Efésios 6:10-12)

Jesus Te Ama...Ele morreu na cruz por você, faça algo pra Ele.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Cristãos Perseguidos na Índia

O País da Índia tem 1,1bilhão de habitantes e 92% da população é considerada pobre ou miserável, pelos padrões da ONU. As ruas são repletas de lixo e não existe higiene no preparo dos alimentos nas ruas.
Por trás dos suntuosos monumentos está a miséria causada pelo domínio das castas sob o apoio de uma religiosidade traiçoeira,mórbida e hipnotizante. 
A índia é tão cega em sua religião, que eles acreditam que a purificação de seus pecados só acontece quando eles mergulham em um rio chamado Ganges,que eles dizem ser um deus, um atributo a origem e fim da vida...
Mas nesse mesmo rio é onde ele costumam jogar seus mortos,o rio ganges é extremamente sujo cheio de lixo e esgoto, os cadáveres passam boiando a todo momento.
As pessoas tomam banho e bebem a água desse rio para se purificar, fazem seus rituais na beira desse rio, e quando alguma criança está doente ou tem algum problema de deficiência eles fazem a criança beber essa água porque eles acreditam que a água vai curar a criança.


Agora pior que isso é que eles não aceitam que falem do amor Jesus,pra eles só existe o deus deles que na verdade não é um só, são muitos, até deusa da morte tem,o hinduísmo é uma religião além de cega é fria. E todos os poderosos que comandam o país fazem parte do hinduísmo, é ai que a coisa fica feia quer saber porque??


Missionários, pastores e novos convertidos pelo evangélio de Jesus Cristo estão sendo mortos, torturados, queimados, massacrados e não existe lei para defende-los, pois lá quem faz a lei é o próprio povo. A polícia assiste de camarote a morte dos cristão,somente perguntam se vão matar ou só bater e depois assistem como se fosse um espetáculo. Cristãos estão sendo perseguidos por não aceitarem outro deus e por não negarem à Jesus. Policiais arrobam igrejas e  atiram sem piedade, queimam casas de pastores ou famílias que seguem a Jesus,matam homens de Deus a sangue friu com pauladas,chutes e socos, não se cansam batem até não haver mais vida.  


Atualmente cerca de 250milhões de pessoas são perseguidas no mundo todo,e não desistem de pregar o evangélio, se entregam a morte todos os dias por amor a Jesus, será que você é tão apaixonado assim por Jesus?
Será que você está preparado para entregar a sua vida todos os dias a morte por amor a Cristo? Será que o tempo que você dedica a Deus no seu dia é suficiente para orar por essas pessoas que se dispuseram a resgatar aqueles que estão perdido?




Devemos entender que servir a Deus é mais do que estar em um templo confortável, reclamando porque Deus não te deu aquele carro do ano, ou reclamando que não vai a igreja porque está chovendo ou está friu. Lembre-se você é livre pra servi a Deus e falar do amor dele ao próximo, seja na sua casa, no seu trabalho, na sua escola, num encontro com velhos amigos, no mercado, na farmácia, em qualquer lugar a qualquer momento...


Então busque o querer de Deus, deixe seu egoísmo de lado, pare de pensar no seu próprio umbigo, lembre-se que daqueles que estão morrendo por amor a Jesus, e também daqueles que estão morrendo sem conhecer a Jesus.
Não temos muito tempo, a hora de trabalhar é agora...Ainda há esperança!!!


"Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti." (Salmo 39:7)


"A minha alma descansa somente em Deus;dEle vem a minha salvação. Descanse somente em Deus, ò minha alma;dEle vem a minha esperança." (Salmo 62:1,5)


" Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-à, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-à." (Mateus 16:24-25)


"Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte todo dia: somos criados como ovelhas destinadas ao matadouro." (Romanos 8:36)


"Mas nossa cidade está nos céus,de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." (Filipenses 3:20-21)


Hoje você pode fazer a diferença, será que você pode orar por eles??
Orem pelos nossos irmãos que estão sendo perseguidos, somos parte da mesma família...


"Ninguém tem maior amor do que aquele que da a sua vida por seus amigos." (João 15:13)




quarta-feira, 9 de março de 2011

China esconde mais de três milhões de bebês por ano

Pesquisador descobre que anualmente, mais de três milhões de bebês chineses são escondidos pelos seus pais a cada ano, a fim de contornar a política do filho único.
Por Malcolm Moore em Xiamen
“Eu sou o maior opositor da política do filho único na China!”, ri Fu Yang, um homem magro e animado de 47 anos de idade, a medida que ele mexe e serve o chá. “Eu tive sete filhas, em apenas dez anos.”
Sr. Fu e sua esposa um pouco mais reservada estão entre os milhões de pais chineses que correm o risco de ameaças, multas e até prisão, por desacatar a política do filho único. O casal, que agora vive uma vida próspera numa pequena aldeia nos arredores da cidade ao sul de Xiamen, teve de fugir no passado de três outras províncias e esconder seus filhos com os amigos.
“Houve alguns momentos difíceis”, reconhece o Sr. Fu. “Nós fomos perseguidos e tivemos de viver como mendigos. Mas eu nunca pensei em fazer o contrário. Estou ciente de que muitas pessoas não querem suas filhas, mas temos um respeito decente pela vida. Na China, pensamos que, quando você tem um filho é como se você separasse uma parte de seu próprio corpo. Nós nunca consideramos outras opções “, disse ele.
Desde 1978, o governo da China limitou a cada casal uma criança, numa tentativa de conter o crescimento da maior população do mundo. Para fiscalizar a lei, comitês de bairro mantém um olhar atento para qualquer gravidez, e os oficiais de planejamento familiar têm o poder de obrigar as mulheres a fazerem abortos e esterilizações, bem como acompanhar a sua contracepção.
A política não se aplica a todos. No campo, os pais podem tentar uma segunda criança se a primeira for menina. Os casais que são ambos filhos solteiros são também autorizados a ter dois filhos. Um número crescente de chineses ricos também pagam taxas a fim de terem um segundo filho.
Mas para os pais que não cumprem a lei, as penalidades podem ser severas. Trabalhadores de empresas estatais, podem perder seus empregos. Outros encaram multas altíssimas, a possível demolição de suas casas, ou mesmo uma prisão.
“Quando eles descobriram que eu tinha sete filhas, tentaram derrubar a nossa casa, mas felizmente tenho boas ligações: meu tio é o chefe da aldeia”, diz Fu.
“Eles também queriam me multar em 600 mil yuans (R$ 160.000). Mas eu me recusei a pagar-lhes. Por fim, derrubaram apenas uma pequena parte de minha antiga casa e eu lhes paguei 2.000 yuans”, acrescentou.
Sr. Fu diz que conhece várias outras pessoas em seu vilarejo que também têm mais de um filho, e que ele tem incentivado sua filha mais velha, que acaba de lhe dar um neto, para continuar a gerar. “Eu disse a ela: não importa o custo, ela deve ter mais filhos”, diz ele.
Em milhões de outros casos, as famílias também estão preparadas para assumir o risco e infringir a lei, de acordo com pesquisa realizada por Liang Zhongtang, um demógrafo e ex-membro do comitê de peritos da Comissão Nacional de Planejamento Familiar e Populacional da China.
Examinando os dados do censo da China, o Sr. Liang se deparou com discrepâncias que provam a prática.
“Em 1990, o censo nacional apontou 23 milhões de nascimentos registrados. Mas pelo censo 2000, havia 26 milhões de crianças de dez anos, um aumento de três milhões “, disse ele. “Normalmente, você esperaria que houvesse menos crianças de dez anos de idade do que recém-nascidos, por causa da mortalidade infantil”, ele acrescenta.
Seus resultados sugerem que a lei do filho não produziu o efeito desejado, gerando ainda outros problemas. De acordo com dados da própria China, o desejo tradicional entre as famílias chinesas de ter um menino, juntamente com o regime de um filho, deve produzir um excesso de 30 milhões de homens em 2020, com muitos pais supostamente fazendo uso da ultra-sonografia para saber o sexo do seu bebê.
Os idealizadores da lei foram alertados que esses milhões de homens frustrados por serem  incapazes de encontrar esposas, poderiam causar estragos na sociedade chinesa, levando a um acentuado aumento da prostituição e da violência.
Entretanto, o Sr. Liang diz que o desequilíbrio não é “definitivamente tão grave como as estatísticas indicam”. Ao invés de abortar fetos do sexo feminino, a pesquisa do Sr. Liang sugere que as famílias mantém as meninas, não declarando-as.
“O que acontece é que as meninas não planejadas geralmente não são registradas junto às autoridades quando elas nascem. As famílias esperam até que tenham seis ou sete anos e, em seguida, os governos locais tendem a não se preocupar tanto “, acrescenta.
“Assim que cada uma de nossas filhas terminou a amamentação, as enviamos para morar com um amigo ou parente”, diz Fu. “Elas foram para a escola, mas sem os documentos apropriados”, acrescenta. “Na época, as autoridades de planejamento familiar eram muito rigorosas e elas estavam prendendo as pessoas que passassem do limite”, diz ele.
“Mas, em Guangdong, eu tinha um amigo que era um bandido. Fomos juntos para o hospital e forçamos um médico a emitir um certificado dizendo que minha esposa tinha sido esterilizada. Dessa forma, quando as autoridades nos abordassem, poderíamos mostrar-lhes nossos documentos. Eles tinham de ser reais mesmo, pois os oficiais muitas vezes cruzavam as informações para terem certeza. ”
Entretanto a difícil condição de nascimento parece não ter afetado as perspectivas de futuro das crianças do Sr. Fu. Três das suas cinco filhas mais velhas são membros do partido comunista, enquanto as outras duas permanecem na escola. Uma de suas filhas está fazendo pós-graduação em Direito em Pequim, enquanto a outra está a ponto de assumir o lugar dele, como chefe dos negócios da família.